sexta-feira, 2 de abril de 2010

Transtorno Bipolar do humor e cafeína

Olá amigo (a) leitor (a),

image Em primeiro lugar eu quero aproveitar a ocasião deste post para desejar de antemão uma Feliz Páscoa para ti e todas a sua família. Espero que nesse momento você se encontre em paz ou que possa aproveitar este momento para assim estar.

Dito isso...

Vamos então ao post de hoje. Interessante e ao mesmo tempo importante. Eu falarei sobre “cafeína e transtorno bipolar do humor”.

Antes de começar eu gostaria de indicar um texto que se encontra no Wikipedia, para que possamos dar introdução ao tema, acesse aqui. (o texto é curtinho).

Pois bem, é fato que cafeína é um potente estimulante do SNC (sistema nervoso central), e como tal pode provocar algumas reações em nossa “cachola”, que certamente não ajudará muito no tratamento de nossa bipolaridade.

Imagine por exemplo a irritação que pode ser provocada pela substância? Sim, de fato não é benéfico para nós bipolares. Alias, qualquer substância psicostimulante é interessante que abandonemos.

Se queremos um prognóstico melhor para nossa bipolaridade, temos então que reduzir a coca-cola, café e/ou chá que ingerimos diariamente. Que possamos ao menos trocar as bebidas por outras, quem sabe um suco, por exemplo. No caso do café, talvez a troca não seja tão “traumática”, porque é possível tomar café descafeinado.

Ticiana Studart (atriz e autora do livro “Fora do Normal”) menciona que fez a troca do café normal pelo descafeinado, e que isso resultou em algo muito bom para seu tratamento.

Em recente conversa que eu tive com o Dr. Eduardo Kalina, ele me dizia que podemos considerar a “cafeína” como droga, e deste modo, bipolares devem ficar longe dela (assim como às demais drogas).

Portanto fica claro que cafeína deve ser “abolida” do nosso dia-dia caso estejamos falando de um individuo que é bipolar e está em tratamento. Ou pelo menos, que nós comecemos a refletir sobre a diminuição da substância. Se não vamos abolir nossa coca-cola geladinha e nosso gostoso cafezinho, que ao menos, possamos nos esforçar para diminuir a ingestão, certo?

Eu não fico de fora dessa problemática, porque desde pequeno eu amo tomar coca-cola. No meu caso eu estou lutando neste momento para diminuir a ingestão da bebida. Consegui há algum tempo, trocar a normal por zero, o que de certo modo ajudou no controle de peso. Agora, só falta diminuir a ingestão por conta da “cafeína”. (algo que estou gradativamente fazendo). Alias, em uma outra oportunidade falarei sobre GANHO DE PESO e os malefícios do refrigerante para todas as pessoas, mas, sobretudo, focado no bipolar. Mas aproveitando este post vai mais um dica de link com uma matéria muito interessante sobre refrigerante e seu malefício, acesse aqui. (Essa foi uma dica que recebi de uma amiga leitora do blog e que acho ser interessante compartilhar).

Enfim...

Cafeína pode então ser considerada “vilã” em nosso tratamento, e portanto merece nossa consideração. É muito importante que nós bipolares conheçamos nossos “inimigos invisíveis” para que melhoremos nossa condição!

Espero que o texto tenha servido de pontapé inicial e como reflexão sobre o tema.

Como sempre, aguardo o seu comentário a respeito, combinado? Como andas seu consumo de cafeína?

Boa sorte a todos nós, bipolares ou não,

Até a próxima!

Will

Fonte: www.bipolarbrasil.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog